Nossa Soma Multiplica
"Nossa Soma Multiplica", vem rodando desde 2018 pela região do Nordeste, Sertões e Agrestes brasileiro. Através da escuta ativa e rodas de conversa, aprendemos e juntos, buscamos potencializar vozes locais, somar com projetos e lideranças, criando conteúdo e pontes entre as pessoas, territórios junto a cultura local e educação.

Objetivo do desenvolvimento sustentável

Bahia

Salvador + Alagoinhas + Cícero Dantas + Chorrochó + Paulo Afonso
https://www.instagram.com/nossasomamultiplica/

Descrição

Agora, em 2020, o foco é multiplicar doações para frentes, pessoas, povos, comunidades, vilarejos que estão em situação de vulnerabilidade no atual cenário da pandemia do COVID-19. Nesta ação, a soma começará pelas comunidades de Salvador, seguirá pelo interior, vilarejos e povoados de Alagoinhas, Cícero Dantas, Chorrochó, Paulo Afonso, seguindo para o Ceará e Pernambuco. Neste mapeamento, temos diversos povos indígenas, quilombolas e sertanejos que fazem parte de cada região. A proposta é multiplicar subsídios “básicos"como: alimento, produtos de saúde, higiene e informação (cuidados e prevenção). A multiplicação das somas, tem como princípio constante: linguagem inclusiva, escuta ativa, reparação histórica e equidade nos atos. Com afeto, também multiplicaremos leituras de poesias, correio do amor por megafone e projeção de filmes “muda-mundo” em praças e igrejas com o festival “da janela”. Tudo será feito respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Secretarias Locais de Saúde.
s

Qual problema resolve?

É de extrema importância termos mais força, subsídios para alcançar o número máximo de pessoas, vilarejos sertanejos e povos. O acesso está precário e a possibilidade de perdermos um povoado inteiro para a pandemia é grande. A causa é urgente e emergente: alimentar, multiplicar informação e cuidados básicos. As ações devem agregar, entre diversos grupos: estudantes indígenas (na cidade de Salvador que não conseguiram retornar a suas aldeias desde o início do isolamento social), população LGBTQIA+ de regiões sertanejas e interiores, populações indígenas (especialmente as de regiões mais distantes do litoral), vilarejos e municípios do sertão nordestino. O desafio é levantar doações de: cestas básicas; máscaras; álcool em gel e 70% (de acordo com o descritivo indicado contra o vírus); matéria-prima (tecido, elástico) para fabricação de máscaras; acesso a informações sobre como se proteger e manter-se seguro; escuta ativa, afeto, informação e poesia.

Como apoiar

Como você quer e pode somar? Multiplica aqui: NOSSASOMAMULTIPLICA@gmail.com

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais