Arquitetura na Periferia.
O projeto Arquitetura na Periferia reúne e capacita mulheres para a independência do instalar, reformar e construir a sua própria casa.
https://www.catarse.me/arquiteturanaperiferia?fbclid=IwAR2H9ciQb-z3V9VvVlYo7VV_kF_NvQfoBvZTGEix7EKMxOrjy9bkZHKMX-c

Descrição

Nascido de uma tese de mestrado da arquiteta Carina Guedes, o projeto Arquitetura na Periferia funciona desde 2014 oferecendo capacitação em assistência técnica para mulheres em territórios com déficit de habitação e infra-estruturar, como comunidades periféricas e ocupações. A arquiteta Carina relata que todo processo é para que as mulheres tenham o máximo de autonomia no processo de tomada de decisões, envolvendo a melhoria de suas casas. Todo o processo de planejamento das obras funciona como um grande aprendizado. As mulheres aprendem a medir desenhar, planejar e executar alguns serviços de construção. Todas as atividades são em grupo e todas as decisões são tomadas pelo grupo de forma cooperativa. Assim, as participantes se tornam para além de beneficiárias, protagonistas do projeto.
s

Qual problema resolve?

Autonomia no processo de tomada de decisões envolvendo a melhoria de suas casas, melhoria da moradia, a auto-estima das mulheres, emprego e renda, sustentabilidade, incentivo ao empreendedorismo.

Como apoiar

Apoio financeiro, doações de material de construção, mão de obra voluntária, financiamento de órgão publico.

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais