Casa Preta
Apoie a Casa Preta por uma educação feminista e antirracista!
https://coletivodijeje.com.br/

Descrição

O Coletivo Di Jeje é um Instituto de Pesquisa Racial e de gênero, fundado em 2014. Atua com a oferta de cursos de extensão e aprimoramento sobre o pensamento racial brasileiro e feminismo negro no Brasil, bem como disponibilizando consultorias sobre racismo e gênero para empresas e escolas. Temos quatro plataformas de e-learning (conteúdo virtual educacional) sobre feminismo negro (Plataforma NKANDA), cultura africana e afro brasileira para professores (Plataforma Kukala), educação indígena (Plataforma Intié) e desenvolvimento institucional sobre racismo e sexismo para empresas (Plataforma Ifá). Em março deste ano(2020), inauguramos a Casa Preta, um espaço para ofertas de cursos presenciais sobre pensamento racial brasileiro e feminismo negro, com objetivo de fomentar a formação política de ativistas, militantes e lideranças negras em Santa Catarina, mas também oferecendo para toda a comunidade catarinense, estratégias de práticas educativas antirracistas e feministas, atuando na formação de professores, de pesquisadores, estudantes e interessados na questão de raça e gênero no Brasil. O Coletivo Di Jeje que mantém a Casa Preta é um negócio social criado pela pesquisadora e ativista Jaqueline Conceição da Silva, e tem, desde a sua inauguração desenvolvido uma série de pesquisas e Atividades de formação política e teórica sobre feminismo negro e o pensamento racial brasileiro voltadas para pesquisadoras/es, professoras/es e ativistas dos direitos humanos, sobretudo no campo do movimento negro. Nos últimos seis anos, portanto, os pesquisadores do Coletivo Di Jeje tem realizado palestras ministrado cursos, orientado pesquisas, todas elas no campo das discussões de gênero e raça, pelas plataformas virtuais de cursos e conteúdos (NKANDA, KUKALA, INTIÉ e IFÁ). Hoje contamos com cerca de 500 pesquisadoras/es debruçados sobre estudos e pesquisas orientados por equipe de professores/as com larga experiência em pesquisa no âmbito dos estudos de raça e gênero; e, na Casa Preta, espaço de trocas e formação em Florianópolis, existe uma rede de 89 pesquisadores que têm se reunido virtualmente para trocas e formações sobre os estudos de raça e gênero presentes no pensamento racial brasileiro. Por trabalharmos com cursos na modalidade online, através da metodologia e-learning, atuamos com coletivos periféricos de todo o Brasil, com a oferta de cursos e serviços em nossas plataformas de conteúdo virtual. De todo modo, as ações de formação voltadas para professores, ativistas e estudantes negros da Cidade de Florianópolis/SC executadas presencialmente, serão fortalecidas por meio dos cursos online que oferecemos nas nossas plataformas.
s

Qual problema resolve?

Fomenta a educação antirracista através de cursos na Casa Preta e via internet.

Como apoiar

Entre em contato via coletivodijeje@gmail.com

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais