Centro Cultural Mamulengo
O CCM - Centro Cultural Mamulengo é um espaço comunitário sem fins lucrativos que realiza atividades de integração, arte e educação para a juventude residente no bairro de São Tomé de Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador. Nossa missão é promover formação cidadã por meio do resgate e fomento à manifestações tradicionais da cultura negra e nordestina, entre elas o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Somos educadores populares e dinamizadores culturais, e atuamos em parceria com uma rede de articulação pelo fortalecimento de direitos, o protagonismo e empoderamento da juventude soteropolitana periférica.

Descrição

O Centro Cultural Mamulengo - CCM é um espaço comunitário localizado no território da ocupação Monte Sagrado, em São Tomé de Paripe, último bairro do subúrbio ferroviário de Salvador. São Tomé de Paripe, que antes de servir como região de veraneio para famílias ricas baianas no século passado era habitado por indígenas tupinambás, é muito reconhecido por sua beleza litorânea: praia rasa e cristalina, predominância de árvores, mangue e até um quilombo. Desde 2007, quando foi fundado, o Centro Cultural Mamulengo estimula o fortalecimento da autoestima e integração comunitária. São desenvolvidas atividades gratuitas de arte, educação e cultura com objetivo de despertar a sensibilidade de crianças, adolescentes e jovens e o reconhecimento de seus direitos e deveres. A atuação acontece em parceria com as três escolas públicas da região e outros movimentos culturais. Nosso projeto piloto é o Mamulengo, método de Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, uma manifestação cultural popular nordestina reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com uma linguagem acessível e didática abordamos com os bonecos temas fundamentais para uma formação cidadã contra o racismo, LGBTQIfobia, machismo e violências contra a mulher, intolerância religiosa e outras violações de direitos humanos. Além de oficinas de teatro de bonecos identitários e apresentação de teatro de bonecos, realizamos aulas de dança e capoeira. Também acolhemos debates como uma edição da Pré- Conferência Sobre Segurança Pública e Participação Popular realizada em agosto de 2019, rodas temáticas de conversas com moradores e eventos comemorativos como bingos e festivais. E novembro de 2019 realizamos o I Festival Odara dde São Tomé de Paripe.
s

Qual problema resolve?

Acreditamos no potencial formativo e inspirador da transformação social pela arte e principalmente da representatividade. São iniciativas que tentam complementar as possibilidades de entretenimento no bairro e sobretudo contribui para a autoestima comunitária e dos jovens, incentivando-os a ocupar novos espaços. Por isso em nossas atividades prezamos pela diversidade e enaltecemos a conquista de personalidades negras com o intuito de estimular a curiosidade, criatividade, autoestima e protagonismo do espectador. O recorte para a população negra se dá porque segundo o IBGE, Salvador é a capital brasileira mais negra do país. Mas também porque são figuras historicamente invisibilizadas em lugares de destaque na mídia e na história.

Como apoiar

Prestamos os seguintes serviços: oficina de bonecos identitários - com cabaças ou material reciclável; oficina ou apresentação de teatro de bonecos; oficina de teatro; oficina de dança afro; atividades brincantes. Durante o período de isolamento estamos organizando uma campanha de captação de fundo para uma reforma urgente no espaço. Um imóvel de três cômodos localizado no alto de uma encosta em situação de vulnerabilidade. A estrutura está prejudicada pelas fortes chuvas e ação do tempo, portas e janelas quebradas por tentativas de arrombamento. A energia nunca foi restabelecida após um fio pegar fogo, além da escassez de água sofrida pela região. No contexto da Covid, o Centro foi invadido e tentaram roubar a pia. Portanto, para garantir a continuidade de nossa atuação estamos arrecadando itens ou contribuição financeira para convocar um pedreiro do bairro que se dispôs a nos ajudar. Todes são bem-vindes.

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais