COLETIVO MENINAS MAHIN
Nossa missão é promover o desenvolvimento social, cultural e econômico junto a afro empreendedoras, assim como promover a integração com a comunidade por meio de ações que valorizem a história e a cultura afro e afro brasileira, mediante a realização de feiras e eventos. O trabalho já realizado é direcionado para proporcionar oportunidade de trabalho para empreendedoras periféricas do Estado de SP. Nosso trabalho é voltado para o desenvolvimento do perfil empreendedor de mulheres negras, transformando essas mulheres em potentes gestoras de negócios e disseminando informação de qualidade dentro desse processo de construção coletiva, gerando mais empregos e estabilidade.
https://meninasmahin.com/

Descrição

As feiras são elementos imprescindíveis e constantes de pequenas e grandes cidades de todo o mundo desde o início das formações das sociedades. Muito mais do que comercialização de produtos, as feiras são lugares de encontros potentes, verdadeiros patrimônios culturais imateriais. E o que dizer de uma feira de mulheres negras da periferia de São Paulo, cada mais empoderadas e que se vêem como verdadeiras empreendedoras através de um contínuo processo de formação? Uma feira onde além de encontrar a cultura afro e afro brasileira em roupas, objetos de decoração, acessórios, oficinas, encontramos mulheres confiantes e capacitadas? Estamos falando do Coletivo Meninas Mahin. Através da nossa trajetória buscamos exemplificar na prática a filosofia Ubuntu, valorizando a coletividade para chegar mais e mais longe. E nada melhor do que números para comprovar isso: Em 2016, a partir do projeto Itaquera Futuro e de suas atividades de Ações Afirmativas na região leste de São Paulo, nosso grupo de guerreiras produtivas representado por artesas, produtoras de moda, empreendedoras e militantes foi criado e foi ganhando força. Realizamos as primeiras 4 feiras e percebemos nossa vocação para levar adiante um empreendimento de impacto social. As feiras e as mulheres negras empreendedoras foram se multiplicando. Em 2017 realizamos 36 feiras. Em 2018, 33. E em 2019 conseguimos chegar a 70 feiras, realizadas continuamente no segundo e terceiro sábado do mês na Praça das Professoras - Cid. A. E. Carvalho, além de feiras realizadas em outras regiões de São Paulo através de parcerias, convites e editais. 2020 chegou com muitas projeções e expectativas positivas. Mas a crise provocada pelo COVID-19, além de trazer muitos desafios, despertou uma vontade ainda maior de seguir realizando, crescendo e superando as dificuldades. Nossa velocidade de resposta foi rápida. Conseguimos cestas básicas para as empreendedoras mais vulneráveis, kits de higiene através de uma parceria com a Nivea, atividades de formação online totalmente acessíveis, comercialização de máscaras feitas por nossas empreendedoras e realização de crowndfunding. Também fomos selecionadas e participamos ativamente do programa internacional Challenge 2020, voltado para iniciativas de impacto social. Identificamos nossos próximos passos e para isso necessitamos do apoio de empresas e instituições que buscam iniciativas que atendam a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, gerando impactos sociais significativos nas áreas em que atuam.
s

Qual problema resolve?

No momento buscamos parceiros e patrocinadores para: - Avançar na realização de feiras não só na região leste de São Paulo, mas em toda a cidade, através de parcerias, convites e editais; - Ampliar as atividades culturais e formativas junto ao público externo (frequentadores das feiras) e público interno (mulheres negras empreendedoras); - Criar uma plataforma online para a comercialização dos produtos das mulheres negras empreendedoras, disponibilização de conteúdo sobre a cultura afro e afro brasileira, realização de formações online para mulheres negras empreendedoras; - Avançar na consolidação do coletivo, com a obtenção de um espaço físico para armazenamento de materiais e estruturas, realização de atividades de formação e encontros com as empreendedoras e trabalho da equipe coordenadora e gestora.

Como apoiar

Para apoiar as iniciativas do Coletivo Meninas Mahin basta entrar em contato por meio do e-mail: meninasmahin2016@gmail.com

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais