Maloka Cultural
Espaço cultural de base que atende crianças adolescentes e jovens em situação de risco promovendo através do coletivo atividades que incentivam a promoção e difusão da arte e da cultura como, aulas de musica, Desenho, Grafitti, Cineclube, rodas de conversa e atividades que incentivam o empreendedorismo entre a juventude.

Descrição

É uma iniciativa do coletivo Tríplice, coletivo que desenvolve atividades socioculturais sem fins lucrativos através da cultura Hip Hop, o grupo nasceu após a união de 3 Jovens estudantes de escola pública na periferia de Lauro de Freitas – BA onde driblaram as dificuldades e acreditaram em seu sonho hoje Nos seus 12 anos de Trajetória, o grupo atualmente possui 6 Álbuns lançados, e cerca de 30 videoclipes Ambos produzidos de forma Independente repleto de grandes participações nacionais e internacionais assim como a revelação de vários artistas regionais que foram descobertos através dos projetos sociais desenvolvidos pelo grupo. Em seu currículo traz participações em grandes shows em diversos estados do Brasil e em até outros países, com números surpreendentes. foi quando decidiram criar um espaço físico na sua comunidade onde poderiam, exercer suas atividades de forma fixa e agregar mais valores aos conteúdos, O espaço tem 4 anos de criação e dispõe de sala de reunião, ateliê, Studio de gravação onde os grupos da comunidade podem ensaiar produzir e gravar contribuindo com valor simbólico ou até de forma gratuita, Biblioteca, e horta comunitária. todos os custos e gastos com manutenção do espaço são custeados pelos membros do coletivo Tríplice, e através ações para arrecadação de doações, e de parcerias como voluntários e comerciantes da comunidade
s

Qual problema resolve?

Ainda nos dias de hoje é notório que a falta de acesso a arte, cultura e a informação é uma realidade para a nossa juventude, principalmente: jovens negros moradores de periferias, adolescentes em situação de risco, deficientes e jovens oriundos de comunidades quilombolas, enfrentamos um grande dilema que é de ver muitas das vezes uma geração que na sua fase mais produtiva da vida ao invés de desbravar novos rumos, respirar novos ares e obter sucesso na vida social muitos acabam trilhando caminhos que os levam a destinos perversos, A Maloka Cultural foi criado com o intuito de acolher e fortalecer o elo entre os agentes culturais do bairro, com a execução dessa proposta o intuito é fortalecer, potencializar e dar visibilade a agentes culturais, artistas, empreendedores negros e atuantes em comunidades periféricas da região para alcançar outros espaços tanto no mercado quanto em territórios. Fazendo com que esses artistas e personalidades tenham o incentivo e o impulsionamento para que os resultados dos seus trabalhos e ações desenvolvidas no decorrer do ano sejam vistos pela comunidade para apreciação, consumo, valorização e difusão de modo geral. alcançando novos horizontes e novas oportunidades.

Como apoiar

A Maloka cultural é uma iniciativa sem fins lucrativos que além de suas atividades itinerantes esá embasada em um espaço físico, todos os gastos com o espaço e sua manutenção são por conta dos integrantes do coletivo e atividades realizadas para cobrir esses gastos, aporte financeiro é de extrema importância que pode fortalecer a permanência das atividades, doações de utensílios, equipamentos e trabalhos voluntários, como palestras etc.

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais