Projeto Bike Sonora
Comunicação comunitária no Território I (Vila União, Terrenos Novos e Caiçara) do Município de Sobral para prevenção do COVID19 nas periferias através de uma bicicleta sonora conduzida por três jovens da própria comunidade. Os jovens percorrem a comunidade para transmitir alertas e informações de higiene e direitos. Esse mesmo material depois é distribuído nos grupos de WhatsApp da comunidade.

Categoria

Ceará

Sobral
http://frutosderesistencia.blogspot.com/

Descrição

A pandemia do novo coronavírus se tornou agenda prioritária nos veículos de comunicação de todo o país. Nas periferias brasileiras, coletivos e veículos independentes têm se reinventado para enfrentar um duplo desafio: cobrir os impactos da covid-19 nestes territórios, e fazer com que informação de qualidade chegue à população, no lugar de boatos e desinformações. Somado ao cenário da pandemia nas favelas, os bairros periféricos enfrentam cotidianamente a luta pela prevenção de violência letal de adolescentes e jovens. O território I, composto pelos bairros Vila União, Terrenos Novos e Nova Caiçara estão expostos a essa vulnerabilização. Com isso, ações de cidadania, prevenção e garantia de direitos aos jovens neste território são desafiadores. Frente a isso, o projeto Bike sonora tem o propósito de favorecer o acesso de três jovens em situação de vulnerabilização a renda e criar uma rota de comunicação comunitária para prevenção do Covid19 na periferia. O Projeto Bike Sonora é uma ferramenta de Comunicação Periférica, atualmente executada pelo Movimento Social FOME nos bairros Terrenos Novos, Vila União e Residencial Nova Caiçara na Cidade de Sobral no interior do Estado do Ceará. O Projeto busca comunicar de forma comunitária, acessível e territorial vinhetas de áudio de prevenção ao COVID19 no Território I (Vila União, Terrenos Novos e Caiçara) do Município de Sobral e assim fortalecer a trajetória socioeconômica de três jovens em situação de vulnerabilização dos referidos territórios através de um apoio financeiro de 300,00 reais pelo trabalho desempenhado por 15 dias promovendo e difundindo narrativas periféricas que não perpetuem a cultura de violência bem como evidenciar o estúdio subversivo do bairro Terrenos Novos como dispositivo técnico e profissional para gravações e edições de áudio, vinhetas, música e outros. O Projeto vem sendo executado desde o dia 14 de abril de 2020. Por meio de doação que nos ajudam a pagar as bolsa dos três jovens.
s

Qual problema resolve?

Conscientizar a população sobre os efeitos do COVID-19, bem como orientar sobre o uso correto da mascara e produtos de limpeza. Atualizar a população dos dados do Boletim Epidemiológico.

Como apoiar

Doação de recurso para pagamento das Bolsas do 3 Jovens. O valor gasto por mês com pagamento é de R$ 1.800,00.

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais