Projeto Uerê
O Projeto Uerê é uma escola, na Favela da Maré, com uma metodologia de ensino própria, desenhada para crianças e jovens que frequentam colégios públicos da Comunidade, com bloqueio cognitivos e emocionais devido à exposição constante a traumas e violência.
https://www.projetouere.org.br/projetos

Descrição

O projeto teve inicio em 1980 quando Yvonne Bezerra de Mello criou, nas ruas do Rio de Janeiro, a Escola Sem Portas Nem Janelas, com grupos de crianças e jovens em situação de rua. Em 1997, a Prefeitura do Rio de Janeiro removeu a favela ali existente para o Complexo da Maré, em Bonsucesso. Em 1998 a escola Coqueirinho ganhou uma sede e se transforma no Projeto UERÊ, oferecendo Complemento do Ensino Formal, com aulas de português, matemática, história, geografia, ciências e idiomas. Também oferece 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche), além de oficinas extracurriculares.
s

Qual problema resolve?

Inclusão social, desigualdade na educação, geração de emprego e renda.

Como apoiar

Com investimentos, recursos tecnológicos, recursos financeiro e profissionais voluntário.

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais