Quabales
Projeto Quabales abrange uma série de ferramentas e técnicas, contempla toda a teoria e prática musical e seu grande diferencial está na produção de instrumentos musicais não convencionais, construídos a partir do ”lixo”.
http://quabales.com/projeto/

Descrição

É um projeto socioeducativo cultural que acontece no Nordeste de Amaralina. Idealizado pelo multi-instrumentista, compositor, produtor e ”performer” Marivaldo dos Santos, antigo morador do bairro, com um olhar profundo e atento as suas origens. O projeto contempla teoria musical, violão, percussão, break dance, performance percussiva, canto e percussão eletrônica. A maioria entra no Quabales na adolescência. Seu grande diferencial é a produção de instrumentos musicais não convencionais a partir de material reciclado. É transformar o lixo em cultura, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprendizado e a prática de uma estética inovadora no cenário artístico nacional. Além disso, incentiva e desperta a criatividade de cada indivíduo e a conscientização sobre a importância da reciclagem. O cunho social é a mola propulsora do Quabales.
s

Qual problema resolve?

Alavancagem e fortalecimento dos jovens no setor criativo, Promover a conscientização das pessoas para os processos de criação coletiva e sustentabilidade, Apresentar às crianças e jovens do bairro novas e produtivas possibilidades, amenizando a difícil realidade da qual fazem parte.

Como apoiar

Apoio financeiro dos comerciantes locais e instituições.

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais