Redes Vivas
Redes Vivas - Saúde das Populações Negra e LGBT, plataforma de atendimento e supervisão, foi lançada no dia 10 de junho do ano de 2016, em Salvador, Bahia.

Categoria

Objetivo do desenvolvimento sustentável

Bahia

Salvador

Descrição

Redes Vivas - Saúde das Populações Negra e LGBT, plataforma de atendimento e supervisão, foi lançada no dia 10 de junho do ano de 2016, em Salvador, Bahia. O objetivo geral da iniciativa é promover a saúde das populações negra e LGBT. Outrossim como objetivos específicos fortalecer e ampliar o pertencimento de comunidade, propor formações continuada para as (os) profissionais e demais interessadas (os) e atender as demandas das populações negra e LGBT presencialmente e virtualmente. Deste modo, vê-se que a aproximação com o território auxilia e fortalece as ações de saúde que devem estar direcionadas à pessoa, sua família e o contexto no qual vivem. Tal condição auxilia na construção de vínculos dos profissionais com os usuários da atenção básica. Desta forma a Redes Vivas vem promovendo desdo o ano de formação, a educação em saúde nas ruas, nas escolas e nas universidades. Além de garantindo uma plataforma para atendimento online de profissionais negros e/ou LGBT's.
s

Qual problema resolve?

Dado o racismo estrutural estabelecido desde o processo de colonização e que desumaniza as pessoas negras e com as engrenagens do patriarcalismo que atinge diretamente mulheres e LGBTs, retirando o acesso aos direitos básicos, a iniciativa tende potencializar a luta para o direito à saúde integral, entendida no campo físico, emocional, espiritual, social e afetivo.

Como apoiar

A Redes Vivas é uma iniciativa sem fins lucrativos pensada e executada por pessoas pretas e/ou LGBTs. Por isso é de suma importância para manutenção e aprimoramento o seu apoio! Que pode ser financeiro através de depósitos, compartilhamento, engajamento e ideias. Contamos com todas para que a rede sempre continue viva!

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais