Resistencia Cultural Upaon Açu- Re(o)cupa
O coletivo Resistência Cultural Upaon Açu- Reocupa é um mobilizador, que conta com um espaço plural e aberto para recepcionar as mais diversas manifestações artísticas culturais que objetivam democratizar a arte, a cultura e a educação através de novas perspectivas coletivas, influenciando e modificando a forma de ser e coexistir em sociedade. Criando oportunidades de aprendizado com o outro, visando o conhecimento como fator principal de diálogo e troca mútua.

Descrição

Organizados de forma horizontal, somos pautados mediante demandas de outras associações, coletivos e comunidades tradicionais as quais integramos em rede, além de gerarmos encontros que discutem o direito a cidade e suas atribuições. Atualmente as frentes atribuídas ao coletivo são: Mobilidade Urbana, Acesso universal a cultura, Direito a cidade, Direito a alimentação saudável (sem veneno) , justa e não advinda de dor animal e Manutenção dos saberes ancestrais através dos povos e territórios.
s

Qual problema resolve?

Somos mobilizadores sociais, desenvolvemos ações de fortalecimento nas comunidades urbanas e povos originários, somos uma ligação do urbano como o rural. Temos uma rede de apoio com advogados de direitos humanos que acionamos quando necessário No casarão reocupa temos o espaço mercado das tulhas, no qual, comercializamos produtos de pequenos empreendedores

Como apoiar

Sempre precisamos de divulgação e informações sobre projetos que possivelmente possamos ser parceiros com o intuito de promover o intercambio de ações e experiências. para além claro de fomento monetário quando coubermos nas ações.

Iniciativas recentes

Pensão Ponto de Encontro

Pensão Ponto de Encontro

Um restaurante de pouco mais de cinco metros quadrados em uma das travessas da comunidade, eles servem comida caseira e repõem os acompanhamentos sem acréscimo no valor, conforme o cliente solicita. Esta é a estratégia para conquistar a clientela. O espaço funciona diariamente de 10:00 a meia-noite, sempre sob supervisão da família.

ler mais
Instituto Favela da Paz

Instituto Favela da Paz

Modelo de Projetos Sustentáveis criado a 27 anos por Claudio Miranda que começou a tocar samba com os seus amigos na favela Jardim Ângela em São Paulo. O grupo criou seus instrumentos usando lixo, metal e baldes reciclados porque fazia sentido financeiramente, mas esse talento para práticas sustentáveis se expandiu, gerando uma banda de samba chamada Poesia Samba Soul e uma comunidade sustentável conhecida como
Favela da Paz – Modelo e Centro de Educação:Cultura, Comunidade, Auto-Suficiência para paz.

ler mais